segunda-feira, 1 de novembro de 2010

2389) Um romance em um mês (1.11.2010)




(foto: Valeriana Solaris)

Nenhum povo aborda a criação literária de maneira mais pragmática do que os norte-americanos. Para horror de muitos artistas, vigora ali a idéia de que escrever um romance não é muito diferente de aparar a grama do jardim (uma atividade típica daquele país). 

Existe lá uma espécie de concurso ou desafio anual chamado National Novel-Writing Month. Todo mês de novembro, milhares de escritores aspirantes topam esse desafio: escrever ao longo dos 30 dias do mês um romance de 50 mil palavras. 

A revista “Wired” publicou um artigo dando algumas dicas interessantes (e que servem, misturadas a uma pitada de bom senso, para empreitadas literárias em geral). Afinal (diz o websaite NaNoWriMo - http://www.nanowrimo.org/) “o objetivo não é produzir um best-seller, nem grande literatura, é dar partida num projeto que por razões variadas você não conseguiu fazer decolar”.

Dica 1: 
Planeje, antes de começar. O desafio é escrever o livro em 30 dias, mas isto não o impede de tomar notas, fazer um resumo ou escaleta, organizar o enredo para saber para onde está indo. 

Organize seu mês de maneira a garantir um máximo de tempo livre. Você terá que produzir uma média de 1.700 palavras por dia. Em alguns dias não vai dar, mas quando as coisas estiverem indo bem você vai ver que pode duplicar ou triplicar esse número. 

Planeje a manhã seguinte, para não “dar um branco”. Anote as primeiras idéias para começar no outro dia já sabendo o que vai fazer. 

Planeje as coisas do seu jeito; não se preocupe em seguir conselhos ou modelos alheios. Cada pessoa é diferente.

Dica 2: 
Mantenha-se motivado. Adie refeições ou lazer para depois de cumprir sua quota diária. 

Se tiver um blog, informe seus amigos sobre seus progressos. Ajuda externa ajuda a manter o entusiasmo. 

Se estiver realmente cansado, dê um tempo, pense noutra coisa, mas somente depois de cumprir sua quota diária. 

Se estiver bem, mantenha-se ligado no livro, tome notas, prepare-se para a próxima sessão de escrita.

Dica 3: 
Evite distrações. Esqueça a Internet, a não ser para o essencial. Mantenha a família à distância. Ignore Twitter, Facebook, tudo o mais. Concentre-se na escrita.

Dica 4: 
Não ligue para os erros. Muita coisa vai sair mal escrita. Não faz mal, continue. O importante é chegar ao fim, e, no fim, ter um livro pronto para ser revisado. Se você ficar burilando eternamente a mesma página, ela vai ficar perfeita, mas você não terá um livro. 

Se for o caso, mantenha um caderno de notas (ou abra um novo arquivo) para ir anotando os trechos que precisam ser retrabalhados, e como fazê-lo. Isso vai ser uma fase posterior do trabalho: o importante agora é chegar ao fim. 

Muitos escritores são capazes de produzir dezenas de páginas brilhantes, mas nunca chegam ao fim de um livro. Se você tiver em mãos um livro pronto mas cheio de erros, não é difícil transformá-lo num bom livro, com mais dois ou três meses de trabalho.